História

O país, outrora chamado de Lusitânia no sul e Galécia no norte, é hoje designado pela palavra Portugal. Este nome assinala o surgimento de uma nova entidade politica, nascida no século IX, e que acabará por obter a independência total no século XII.

História

Perto de Coimbra, podemos descobrir em família um sítio onde se pode visitar Portugal de norte a sul, sem esquecer os Açores ou a Madeira.

História

Portugal nunca foi um país populoso. A falta de terras férteis como no norte da Europa nunca deixou a população crescer significativamente. Esta falta de gente, de “braços para trabalhar” foi talvez a maior fraqueza portuguesa na hora de manter o vasto império marítimo construído no século XVI.

História

A construção do Império Português foi uma descoberta do desconhecido, fruto de uma planificação cuidada. Duas vontades, por vezes antagónicas, animaram os governantes portugueses dos séculos XV e XVI.

História

Em paz com Castela, a Nobreza Portuguesa voltou a sua ânsia de conquista para o seu outro vizinho, Marrocos.

História

A maior sinagoga da península ibérica encontra-se no Porto. Foi a obra de uma vida, a do capitão Barros Basto.

História

A catástrofe portuguesa em Marrocos marcou o fim da expansão portuguesa. Uma derrota provocada pelo excesso de confiança de um rei, que se viu maior do que realmente era.

História

Os finais da Idade Média foram marcados por importantes mudanças sociais. As diferentes crises do século XIV, por entre pestes e guerras, criaram condições para que a “arraia miúda” fosse mais tida em conta nas decisões políticas ao nível local. Este fato será notável com a grave crise de 1383-1385.

História

A presença do mar em Portugal moldou completamente o território, desde os tempos mais remotos. Na Idade Média, no tempo da Reconquista, a organização nascente do país fez-se tendo em conta o mar, uma organização que ainda hoje nos influencia…

História

O Património precisa de heróis, de alguém que o defenda. Martins Sarmento foi um desses homens excecionais.

História