A descoberta de Portugal
As mulheres que caminhavam com grandes vasilhas de leite à cabeça eram coisa do dia a dia antigamente. Por carreiros estreitos, iam vender o leite de que não precisavam ao “posto de recepção de leite” mais próximo, propriedade do gigante agro-alimentar Nestlé…
HistóriaEm Portugal, a aprendizagem generalizada da leitura e do escrever foi um processo lento, em nítido atraso por comparação com os seus parceiros europeus, como indicam os diferentes Censos que ocorreram ao longo do século XX.
HistóriaO país, outrora chamado de Lusitânia no sul e Galécia no norte, é hoje designado pela palavra Portugal. Este nome assinala o surgimento de uma nova entidade politica, nascida no século IX, e que acabará por obter a independência total no século XII.
HistóriaPerto de Coimbra, podemos descobrir em família um sítio onde se pode visitar Portugal de norte a sul, sem esquecer os Açores ou a Madeira.
HistóriaPortugal nunca foi um país populoso. A falta de terras férteis como no norte da Europa nunca deixou a população crescer significativamente. Esta falta de gente, de “braços para trabalhar” foi talvez a maior fraqueza portuguesa na hora de manter o vasto império marítimo construído no século XVI.
HistóriaA construção do Império Português foi uma descoberta do desconhecido, fruto de uma planificação cuidada. Duas vontades, por vezes antagónicas, animaram os governantes portugueses dos séculos XV e XVI.
HistóriaEm paz com Castela, a Nobreza Portuguesa voltou a sua ânsia de conquista para o seu outro vizinho, Marrocos.
HistóriaA maior sinagoga da península ibérica encontra-se no Porto. Foi a obra de uma vida, a do capitão Barros Basto.
HistóriaA catástrofe portuguesa em Marrocos marcou o fim da expansão portuguesa. Uma derrota provocada pelo excesso de confiança de um rei, que se viu maior do que realmente era.
HistóriaOs finais da Idade Média foram marcados por importantes mudanças sociais. As diferentes crises do século XIV, por entre pestes e guerras, criaram condições para que a “arraia miúda” fosse mais tida em conta nas decisões políticas ao nível local. Este fato será notável com a grave crise de 1383-1385.
História