Portugal possui uma industria de excelência, reputada no mundo inteiro. Não é muitas vezes que os portugueses podem gabar-se de fazerem parte dos melhores, mas Portugal, nesta industria, é a sexta potência mundial.
Quero falar é claro da porcelana!
Vista Alegre, a famosa marca de louça portuguesa é a sexta empresa produtora de porcelana no planeta, ao lado de empresas americanas, chinesas… é um bonito feito, principalmente quando se conhecem as exigências de qualidade e de técnicas necessárias para se fazer boa porcelana.
Durante a nossa viagem pela cidade de Ílhavo, a cidade da porcelana por excelência e onde se encontra historicamente Vista Alegre, aproveitamos para visitar o museu da porcelana que lá se encontre, na antiga fábrica da Vista Alegre, primeira fábrica de porcelana em Portugal.
Fundação da Vista Alegre
Antes da Vista Alegre, fundada no século XIX por Pinto Basto (uma família ainda muito conhecida hoje no meio industrial português), toda a porcelana era importada da China, com os custos que isso implicava. Foi graças ao exemplo prévio da Marinha Grande e da sua industria do vidro que José Ferreira Pinto Basto teve a ideia de dar inicio à sua fábrica de porcelana.
Tal como para o vidro, as vantagens de Portugal para a produção de porcelana são evidentes: matéria prima em abundância, visto que a região é rica em argila, próxima do mar e de bons portos para os barcos, com madeira e areia, tudo com alta qualidade. Favorecida pela Natureza, Portugal teria errado se não se tivesse iniciado à industria da porcelana, nem que seja pelas importantes importações chinesas.
A fabrica recebeu a autorização real para o seu estabelecimento a 1 de Julho de 1824. Foi esta data que foi escolhida para se celebrar a fundação da Vista Alegre, e é desde então festejada sem interrupção todos os primeiros fins de semana de Julho.
Esta festa também é uma festa local, em honra da Nossa Senhora da Penha de França. É a oportunidade para a Vista Alegre de propor ao publico as suas promoções na sua produção de porcelana. Se quiser comprar um bonito serviço de porcelana, talvez vale a pena de passar por Ílhavo no primeiro fim de semana de Julho!
O primeiro século de actividade foi caracterizado pela fundação de uma escola de pintura em cerâmica, com grandes artistas franceses, escolhidos para formarem os portugueses. Um “saber fazer” local e uma grande habilidade fizeram o nome e a reputação de excelência das porcelanas portuguesas. Os empregados eram particularmente bem tratados pela direcção, que cuidavam do bem estar dos seus trabalhadores, um exemplo para as outras empresas do século XIX.
Vista Alegre no século XX
O século seguinte, apesar de perturbado por movimentos sociais colossais (fim da monarquia, primeira guerra mundial…) confirmou a boa saúde da Vista Alegre, que continuava de apostar na formação dos seus artistas, com a sua escola de pintura, doravante reputada mundialmente. Algumas das mais belas peças de porcelana mundiais, conhecidas pela sua originalidade foram produzidas na Vista Alegre! A Vista Alegre merece bem o seu nome, as obras de porcelana desta instituição com quase dois séculos de história são alegres para a vista de tão belas que são.
Mais perto de nós, a Vista Alegre fez uma fusão com o grupo Atlantis, produtor de vidro na Marinha Grande. O grupo alcança assim o sexto lugar dos maiores fabricantes de utensílios de mesa no mundo.
Para a pequena história, foi a família Pinto Basto, fundadora da Vista Alegre, que importou o futebol em Portugal. Os bisnetos do fundador, que estudaram em Inglaterra, organizaram o primeiro jogo de futebol quando voltaram do Reino Unido. Foi em Cascais, em 1888! A marca da Vista Alegre na sociedade portuguesa é assim imensa, se olharmos para a popularidade do futebol em Portugal 🙂