A Figueira da Foz é o principal destino balnear do centro do país, e uma das cidades mais importantes. Situada perto das cidades de Coimbra, Leiria e Aveiro, a Figueira tem uma situação privilegiada para chamar a si os veraneantes à procura de areia e mar.
A Figueira da Foz, é sobretudo praias imensas, areia sem fim e aguas relativamente calmas para o Oceano Atlântico nesta zona do planeta: tudo isto explica, para além da situação geográfica, porque há tanta gente que vêm à Figueira.
Para cativar uma clientela mais “VIP”, a Figueira também investiu em infraestruturas com um Casino, supermercados, e relvados impecáveis um pouco por toda à parte. A praia de Buarcos é famosa por todo o país.
Areia sem fim… tanta que foi preciso iluminar o passeio. Repara que vê-se o mar lá ao longe na foto.
Uma praia tão grande… que foi preciso por placas para que as pessoas possam orientarem-se. Repare no caixote de lixo. Existe caixotes de lixo em todas as praias de Portugal, os portugueses fazem muita atenção à limpeza da areia, o que não é o caso de todos os turistas…
O problema com uma praia assim tão grande, é que o vento faz-se sentir quando ele sopra : isto explica porque é que os guarda-sóis também vêm muitas vezes acompanhados de corta-ventos à condizer. Todos os que podem ver na foto pertencem à câmara municipal.
O reverso da medalha de um tal sucesso turístico, são as construções novas que podemos ver, prédios sem personalidade, que contrastam com os antigos. Acho pena, mas era necessário para poder alojar todos aqueles que querem morar na cidade, que é, para além de turística, industrial. Muitas fábricas estão perto da foz do Mondego, o único grande rio inteiramente português (os outros começando todos em Espanha).
Pode-se ver na foto, ao longe no horizonte, as chaminés das fabricas de papel. Nada mais natural do que encontrar fabricas de papel na região do Pinhal de Leiria, uma imensa floresta de pinheiros e eucaliptos, madeira ideal para a produção de papel…
Alguns vêm para a praia pescar, mesmo se o anzol corre o risco de prender-se nas pedras. As ondas trazem o peixe, e imagino facilmente que seja mais interessante pescar aqui, do que em aguas calmas e límpidas.
E depois, alguns têm estilo…
Estranha escada que vai diretamente para o mar: um dos efeitos da maré alta.
Perto da cidade, fica o Cabo Mondego, com o seu farol, de onde se pode ter uma das mais belas vistas da cidade.
Pode ver-se ao fundo a ponte que atravessa o Mondego, e toda a zona moderna. As pessoas idosas devem ter dificuldades em reconhecer a sua antiga Figueira… sim, repare, existe uma igreja na foto, será que a consegue encontrar? 😀