Consulado de Portugal em Paris, França

Por

No outro dia, tive que fazer um passaporte novo. Tive que então ir ao Consulado Geral de Portugal em Paris. Esta entidade permite aos portugueses que moram em Paris de fazer praticamente tudo o que for relativo à administração nacional e relacionado com o Estado Português. Seja passaportes, bilhetes de identidade, pedidos de nacionalidades e por aí fora.

Situado idealmente, num bairro muito agradável de Paris (e muito caro…), perto do Parc Monceau, o consulado é fácil de acesso: a estação de metro Monceau é logo ali ao lado. Quando se saí, é logo a rua ao lado oposto da entrada principal do grande parque, no 6 rue Georges Berger.

Consulado de Portugal, rua Georges Berger em Paris

Consulado de Portugal, rua Georges Berger em Paris

Entrada do Consulado de Portugal em Paris

Entrada do Consulado de Portugal em Paris

Rua Georges Berger

Rua Georges Berger

Na entrada do consulado, um homem guia-nos segundo a formalidade : para um passaporte, tenho que tira uma senha para esperar, ir ao primeiro andar e ficar na sala de espera. Fiquei com o numero 44.

Sala de espera

Sala de espera

Se olhar para a televisão em cima à direita da foto, pode distinguir o numero 42; só duas pessoas estão à minha frente para fazer um passaporte novo. Pois é verdade que são 13 horas, e que só vejo duas outras pessoas na grande sala de espera. Porreiro, parece que a demora vai ser pouca. Para me distrair, pego num exemplar do jornal luso-francês “Lusojornal”, de distribuição gratuita.

Corredores do consulado

Corredores do consulado

Alguns escassos minutos mais tarde, o numero 44 aparece na televisão, ao pé das imagens da televisão portuguesa RTPi. Vou então ao escritório indicado no ecrã, e sou recebido como se tivesse marcado previamente. Sento-me e o funcionário pede-me os meus dados. Não preciso mais do que o meu BI para fazer um pedido de passaporte. Simples. A foto, as impressões digitais e a assinatura são feitos na máquina especial para tirar os dados biométricos. Estamos aqui a falar do novo passaporte electrónico.

Acho que a este nível, tudo está muito bem feito, fiz o meu pedido de passaporte sem problema. Um único senão, o seu preço: 70 euros. Acho que é caro, e se estiver um pouco com pressa e quiser receber o passaporte em dois dias (ele vêm de Lisboa), o preço sobe de 45 euros à mais, ou seja 115 euros.

Para outros papeis administrativos onde é preciso de foto de identidade, nada de preocupações: existe no interior do consulado máquinas para fazer fotos de identidade 🙂

Enfim, recebi rapidamente o meu passaporte novo, que é uma beleza. Depois do encerramento dos antigos consulados de Nogent sur Marne e de Versailles por restrição orçamental, podíamos temer uma baixa na qualidade do serviço. Mas se baixa houve, imagino que serviam-nos bolinhos enquanto que nos massajavam os pés durante uma espera muito curta antes? Um pequeno conselho: se quiser fazer como eu e vir durante a hora do almoço para fazer os papeis, evite de comer nas padarias dos arredores, as sandes são demasiadamente caras para aquilo que valem: nota-se que estamos num bairro burguês…

Consulado português em Paris

Consulado português em Paris

Consulado Geral de Portugal em Paris

6 rue Georges Berger 75017 Paris

Aberto nos dias úteis, das 8h às 19h.


Conversa

Ler também