Portugal é um país bem conhecido na Europa pela sua tranquilidade. A maioria das cidades portuguesas são calmas, mesmo com a evolução negativa da criminalidade estes últimos anos.
“Portugal é um país de brandos costumes” temo o hábito de dizer. Foi um dos primeiros países a ter acabado com a pena de morte, por exemplo, em 1867, sendo a ultima execução em 1849.
Além do mais, não existe prisão perpétua, a pena máxima sendo de 25 anos de cadeia. Gosto bastante relembrar este feito histórico. Claro que isto não quer dizer que os portugueses são meiguinhos, claro que não, também fizemos algumas coisas más em alguns séculos de história…
Vamos então descobrir um pouco desta cidade tão portuguesa, em tudo o que ela têm de sossegado, com esta pequena reportagem fotográfica. Vamos aproveitar para ir dar também uma pequena volta à aldeia de Cadima, só para ver com que se parece 🙂
Cantanhede é assim uma cidade da região Centro, onde fica também no seu concelho a Praia da Tocha. Este concelho ainda é maioritariamente agrícola, onde a economia local baseia-se essencialmente numa agricultura de pequena escala. Só mesmo na cidade é que o sector terciário é maioritário, como em qualquer outra cidade do país…
A cidade, apesar da sua componente rural, está em pleno crescimento com uma população em aumento. A chegada de importantes pólos científicos em Cantanhede fez vir muitos pesquisadores, que vieram para ficar, atraidos pela qualidade de vida desta pequena cidade de 7000 habitantes, 38000 na totalidade do concelho.
Também é no concelho de Cantanhede que temos um dos pratos da gastronomia portuguesa mais conhecidos: o Leitão à Bairrada. Covões, uma aldeia de Cantanhede, faz parte da região da Bairrada. Claro que algum dia, faremos uma reportagem sobre esta tradição deliciosa 😀