Ponte Luis
Ponte Luis

Ponte Dom Luis no Porto, obra prima de metal

Por

Quando vamos para o Porto, associamos logo a cidade com o Douro, este magnifico rio que serpenteia por entre as colinas verdejantes de Portugal, onde crescem as parreiras tão celebradas no mundo inteiro pelo seu vinho.

Mas quem diz rio também diz pontes, que permitem aos homens de passar para o outro lado sem se molhar.

A cidade do Porto possui varias pontes ligando-a à sua cidade irmã vizinha, Vila Nova de Gaia. Foram estas pontes que permitiram o rápido desenvolvimento de Vila Nova de Gaia, com as deslocações diárias dos moradores de um lado para o outro. Uma das mais belas pontes do Porto é a meu ver a ponte Dom Luís, que vamos aprender a conhecer, que seja pela sua história, ou pela sua arquitetura…

Ponte Luiz I
Ponte Luiz I

Antes do século XIX, os moradores dos dois lados do Douro atravessavam o rio na sua larga maioria, por barco. Só havia uma ponte construída sobre barcas, mas que não chegava de modo nenhum para satisfazer o forte aumento do tráfego que se fez sentir em todo o país com o início da Revolução Industrial e o grande desenvolvimento da economia portuguesa.

Ponte Pênsil
Ponte Pênsil

Foi só em 1843 que a primeira verdadeira ponte construída para durar foi inaugurada, a “Ponte Pênsil”, ou seja ponte suspensa. Era uma ponte suspensa, como a alcunha indica, que ficava no sitio onde hoje está a nossa ponte Luiz I. Ainda se pode ver hoje os vestígios da Ponte Pênsil: são os grandes pilares que se pode ver junto ao principio da Ponte Luiz I, do lado do Porto.

Pilar da Ponte Pênsil
Pilar da Ponte Pênsil

A nova ponte de Dona Maria Pia tinha acabada de ser inaugurada que já em 1877, o tráfego estava saturado : era preciso, em urgência, uma nova ponte que viesse completar a travessia do Douro, e que pudesse acompanhar o grande desenvolvimento económico que a região conhecia então, com o estabelecimento de muitas fabricas.

Ponte Luiz I
Ponte Luiz I
Estrutura metálica do século XIX
Estrutura metálica do século XIX
Muralhas do Porto
Muralhas do Porto

Em 1879, a decisão foi tomada de construir esta ponte suplementar. Um concurso foi aberto em 1880, ganho pela empresa belga “Société de Willebroeck“, em desfavor (entre outras) da empresa de Gustave Eiffel, que tinha já construído a ponte de Dona Maria Pia.

Antigos prédios degradados, juntos à ponte Dom Luís
Antigos prédios degradados, juntos à ponte Dom Luís
Vista da ponte sobre a cidade, património da humanidade
Vista da ponte sobre a cidade, património da humanidade

O engenheiro Théophile Seyrig

Na realidade, foi antes de mais François Gustave Théophile Seyrig que ganhou o concurso : ele já tinha sido engenheiro da Ponte Dona Maria pia, quando era sócio da empresa de Gustave Eiffel, “Eiffel Constructions Métalliques”.

Este engenheiro, nascido em Berlim em 1843, tinha um sentido de estética apurado, bem evidente na sua obra, que seja na ponte Dona Maria Pia ou na ponte Dom Luís, que se parecem muito, como é claro. A construção de esta ponte metálica gigantesca começa em 1881, para ser inaugurada a 31 de Outubro de 1886, dia de anos do rei Dom Luís.

Os portuenses gostam de vir aqui passear, ao pé do Douro
Os portuenses gostam de vir aqui passear, ao pé do Douro

Tecnicamente, a obra é uma proeza : 3045 toneladas, em arco metálico, que passa por cima do Douro, sem pilares no meio, não estorvando em nada o trafego naval. A ponte têm dois tabuleiros de 8 metros de largura cada, um deles sendo suspenso, utilizado para a circulação automóvel e as pessoas a pé.

A ponte em arco, que suporta o andar superior têm 395 metros de cumprimento, quando, no andar inferior, suspenso, a ponte só faz 174 metros de cumprimento. Hoje, o tabuleiro de cima é utilizado pela linha D do metro do Porto. Aquando da sua inauguração, a ponte permitia finalizar o grande projeto de ligar Lisboa às províncias do Norte de Portugal.

A Serra do Pilar, com o seu antigo mosteiro, hoje quartel
A Serra do Pilar, com o seu antigo mosteiro, hoje quartel

Ponte Dom Luis ou Ponte Luiz I ?

Alguns jovens gostam de saltar da ponte, para dar um bonito mergulho no rio. Sim é perigoso, sim, já houve mortes. Por enquanto, ainda ninguém salta do tabuleiro superior, só do tabuleiro inferior : o andar de cima está a mais de 40 metros de altura, saltar seria suicídio. A ponte é emblemática da cidade, e é raramente chamada pelo seu nome oficial.

No Porto, toda a gente diz “Ponte Dom Luís“. Se olharmos o que está escrito na ponte, vemos que o que lá está é “Ponte Luiz I.”, que é o seu nome oficial, com um Z no fim, como se escrevia antigamente. A ausência de “Dom”, marca de respeito, deve-se, dizem, à ausência do rei Dom Luís na inauguração da ponte.

Os portuenses, orgulhosos, não gostaram mesmo nada do que na altura tinha sido considerado como insultuoso. Devemos lembrar-nos que os portuenses tinham escolher honrar o rei, dando o seu nome à ponte, e que a partir desta data, decidiram não por a marca honorifica.

Fotos da Ponte Dom Luís

Nome da ponte : Luiz I.
Nome da ponte : Luiz I.
Largo de 8 m, podemos atravessar a pé, ao pé dos carros
Largo de 8 m, podemos atravessar a pé, ao pé dos carros
Vê-se ao fundo os pilares, vestigios da Ponte Pênsil
Vê-se ao fundo os pilares, vestigios da Ponte Pênsil
Mais de 3000 toneladas de metal
Mais de 3000 toneladas de metal

Conversa

Ler também