Para o turista que estiver a passear em Lisboa, ele pode, ao virar de uma bonita rua de calçada portuguesa, ficar surpreendido, e ainda mais se for de Paris.
No meio da capital portuguesa, podemos encontrar uma entrada de metro parisiense, tal e qual por exemplo aquela que se encontra na Île de la Cité. Porque razão é que vamos encontrar aqui uma das obras mais emblemáticas da capital francesa? Estes trabalhos de Hervé Guimard – um dos pilares do Art Nouveau – são tão característicos e tão parisienses!
A estação faz parte da primeira linha do metro de Lisboa, inaugurada em 1959. Este pequeno edifício publico foi na realidade oferecido pelo metro de Paris, simplesmente 🙂
Em Portugal, as estações de metro são todas cuidadosamente decoradas e planificadas, com a intervenção de arquitectos e de artistas… o que mostra muito bem esta foto do interior da estação. A calçada é idêntica ao que se encontra nas ruas da cidade, pode-se ver uma escultura, o metro não é escuro nem sujo: é agradável, e o chão de cor clara muda profundamente o estado de espírito dos usuários do metro!
São nestas condições que a Arte faz todo o sentido, acho eu 🙂